Image00001

O Seixal é uma Freguesia do Concelho do Porto Moniz, com 29,5 km² de área (2ª maior freguesia da Ilha da Madeira), cuja população residente é de 656 habitantes (Censos 2011), com uma densidade de 24,3 hab/km².  Os seus limites são definidos pelo Oceano Atlântico a Norte, São Vicente pelo lado Este, a Oeste a Freguesia da Ribeira da Janela e o Planalto do Paúl da Serra na vertente Sul. Localiza-se a uma latitude 32,81667 (32°49′) Norte e a uma longitude 17,1667 (17°7′) Oeste.

O nome Seixal deve a sua origem ao Seixeiro “Salix Canariensis“, conhecido popularmente também como seiceiro ou seiço. É uma planta do género Salix, da família Salicaceae, apresenta-se como uma árvore dióica de folhagem caduca, podendo atingir os 10 metros de altura, que cresce em zonas ripárias. É uma espécie endémica das ilhas da Madeira e Canárias, podendo encontrar-se em grande abundância nas margens das várias ribeiras que brotam na Freguesia do Seixal.

A Freguesia do Seixal foi criada à 20 de Junho de 1553, por alvará régio de D. João III, desanexando-se da igreja da Nossa Senhora da Conceição de Machico. O seu Santo Patrono é Santo Antão, invocação da sua igreja matriz.

No domínio da economia, assenta sobretudo no comércio local, hotelaria, restauração, piscicultura e tem como principal actividade a agricultura, destaque para o incremento que está a ser feito no domínio da vinha, cuja produção está a ser utilizada para a elaboração de vinhos de mesa de grande qualidade, como são os Vinhos Seiçal e Terras do Avó.

Como Chegar

Para chegar ao Seixal a partir do Funchal é preciso seguir pela Via Rápida no sentido Funchal – Ribeira Brava. Chegados a  Ribeira Brava deve seguir-se pela via expresso passando pelo túnel da encumeada, em direcção a São Vicente. Como alternativa podem optar por um percurso mais bonito subindo pelo topo da encumeada

Depois de chegarmos ao Calhau de São Vicente, devemos seguir pela esquerda em direcção ao Seixal que fica a meio caminho da viagem até o Porto Moniz.